Postado por Equipe Datamed em março 18, 2021 14:05 Blog, Produtos
Você sabe o que é e para que serve o Forno Mufla?

O forno mufla, também conhecido apenas como mufla, é geralmente uma caixa de carregamento frontal ou projeto de tubo usado para aplicações que exijam altas temperaturas. Composto por elementos de aquecimento individuais na parte superior, inferior e nas laterais da câmara para distribuição uniforme do calor.

A mufla em caixa normalmente é usado para processar amostras maiores ou para colocar e acessar facilmente as amostras. Podem ser de pequeno, médio e grande porte, adequados para uma variedade de aplicações industrial e laboratorial. Essas muflas, podem possuir: porta com abertura para baixo, a qual muitas vezes pode ser utilizada também como apoio para você incluir ou remover o material da câmara; porta com abertura para cima ou articulada deslizante para a lateral, a qual mantém a superfície quente mais distante quando você precisar acessar o material da câmara, a fim de evitar qualquer tipo de acidente; e porta com dobradiça lateral para operação conveniente e acesso total à câmara. Já as muflas tubulares são geralmente usadas para processar pequenas amostras ou promover o aquecimento em uma atmosfera inerte utilizando tubos de processamento de amostras específicos.

É importante notar que esses fornos possuem resistências elétricas que são capazes de elevar a temperatura de 100°C até 1.700°C. Portanto, é fundamental escolher corretamente o tipo de controlador de temperatura ideal para a sua aplicação. O controle de temperatura pode variar de um único ponto de ajuste a sistemas baseados em microprocessadores mais versáteis com rampa de temperatura, opções de programação e comunicação.

Existem basicamente dois tipos de controladores: os controladores integrais que são independentes e montados no painel de controle principal do forno, economizando espaço e permitindo fácil acesso com rápida manutenção do plug-in; e os controladores independentes que podem ser posicionados adjacentes ou remotos ao forno, permitindo que você utilize o forno em coifas ou áreas de contenção. Os controles também podem ser colocados ou agrupados para fácil monitoramento. Além disso, existe a opção de proteção ajustável contra superaquecimento para que você tenha mais tranquilidade. Este recurso de segurança substitui o controlador principal e desliga a energia do forno se o limite alto for atingido.

Forno Mufla
Forno Mufla Thermo Scientific

Essas muflas estão disponíveis em diferentes configurações para atender diferentes tipos de aplicações. Dentre as aplicações possíveis, você pode escolher a mufla ideal para de acordo com a sua aplicação, seja para utilizar em processos de incineração, controle de qualidade de alimentos, tratamentos de metais, revestimento de materiais, dentre outros.

Vale ressaltar que essas muflas são comumente usadas em pesquisa para determinar qual proporção de uma amostra não sofre combustão e não é volátil, entregando resultados confiáveis para que você possa ter maior controle dos componentes e da qualidade de seus materiais. Por fim, essas muflas estão presentes em diversos seguimentos, desde laboratórios químicos/ físico-químicos gerais até grandes indústrias.

Está em dúvida de qual a melhor solução para a sua aplicação?  Deixe os seus comentários e entraremos em contato para ajudá-lo com a configuração ideal para a sua necessidade.

A Datamed está à disposição para dúvidas e sugestões!

Texto original Datamed

Deixe um comentário