Datamed e Bio-Manguinhos: Pioneirismo no Armazenamento de Vacinas para COVID-19

Desde o início da pandemia de COVID-19, em 2020, a Datamed desempenhou um papel estratégico ao fornecer produtos indispensáveis para a estruturação de toda a cadeia fria de armazenamento de vacinas produzidas pela Fiocruz Bio-Manguinhos. Essa contribuição foi essencial para assegurar as condições ideais de conservação das vacinas, um fator determinante para manter sua eficácia e qualidade até o início do processo de distribuição.

A Fiocruz Bio-Manguinhos, reconhecida como um dos maiores polos de pesquisa e produção de vacinas da América Latina, enfrentou o desafio monumental de iniciar e escalar a produção para atender às demandas emergenciais de saúde pública. A parceria com a Datamed trouxe a segurança e a confiabilidade necessárias para lidar com as especificidades técnicas da cadeia fria, que exige equipamentos de alta confiabilidade e tecnologia avançada.

Nossos produtos ajudaram a criar uma infraestrutura robusta e eficiente, que possibilitou o armazenamento de milhões de doses para atendimento de todo o território nacional. Além disso, nosso suporte técnico contínuo garantiu que a operação se mantivesse ininterrupta, mesmo diante de um cenário de urgência e alta complexidade.

Essa parceria com a Fiocruz Bio-Manguinhos reforça o compromisso da Datamed em estar ao lado de iniciativas que transformam desafios em soluções e salvam vidas. Continuamos empenhados em fornecer tecnologia de ponta que atenda aos mais altos padrões de qualidade, contribuindo para a saúde pública e o bem-estar coletivo.

Com essa colaboração, reafirmamos nosso papel como aliados estratégicos de instituições que trabalham incansavelmente para mudar o mundo, garantindo um futuro mais seguro, saudável e resiliente.

Outros Cases de Grandes Clientes

A Datamed também é fornecedora de produtos para o setor de pesquisa científica do Hospital de Amor, em Barretos, com equipamentos que formam a base de todo laboratório de pesquisa ligado à saúde.

Estamos presentes também na cadeia de produção de soro fetal bovino, produto essencial para crescimento de células animais e humanas in-vitro, na empresa biotecnologia Biomin.

Os produtos Datamed estão presentes no controle de qualidade da produção de couro da JBS, uma das líderes globais na indústria de alimentos e setores correlatos, como colágeno, invólucros naturais e higiene pessoal.

Nossa ampla base instalada para armazenamento a frio está presente tanto no Laboratório Hermes Pardini quanto em sua unidade de congelamento e processamento de células para terapia e pesquisa, o Criovida.

O CDTI traz o conhecimento gerado na pesquisa para uso em saúde pública para toda a população, e a Datamed é sua parceira na aquisição de equipamentos que permitam essa transmissão de tecnologias.

O Biobanco da Biodiversidade e Saúde da Fiocruz armazena materiais biológicos importantes para o estudo e enfrentamento de agravo na saúde pública. Participamos da estruturação das linhas de equipamentos no workflow principal do Biobanco, também com aporte técnico e operacional de implantação.

A Datamed forneceu o parque de monitoramento de temperatura para Núcleo de Terapia Avançada (Nutera), que utiliza tecnologias de terapia celular, com CAR-T, para tratamento de doenças que não respondem a outras opções de intervenção.

Ao início da parceria Eurofarma-Pzer-BioNTech para produção de vacinas contra a COVID-19, a Datamed esteve presente ao fornecer equipamentos para o parque de armazenamento a frio, e segue em parceria contínua como fornecedor de produtos e serviços.

Fomos fornecedores-chave durante a transferência de tecnologia Brasil-Suíça que agora permite a fabricação nacional de medicamentos a partir do plasma sanguíneo pela Hemobrás.

Os produtos fornecidos pela Datamed são parte integrante da base de equipamentos da CellaVita, que desenvolve produtos de terapia celular avançada para condições raras.

Fornecemos uma base de cadeia fria e biossegurança para o novo Centro de Pesquisa, Inovação e vigilância em COVID-19 e Emergências Sanitárias, que tem como um de seus objetivos desenvolver uma agenda de pesquisas para o Sistema Único de Saúde (SUS),