O que é a técnica TRF e quais são suas aplicações

Uma das técnicas ópticas para microplaca mais sensíveis das disponíveis atualmente é a fluorescência resolvida no tempo (ou TRF, na sigla em inglês). Nessa técnica, utilizam-se fluoróforos especiais, que formam quelatos com metais específicos da família dos lantanídeos: Samário (Sm), Európio (Eu), Térbio (Tb), Disprósio (Dy). Esse método é muito utilizado em conjunto com a técnica de FRET, ou seja, como TR-FRET (para saber mais sobre o FRET tradicional, veja nosso artigo: a fluorimetria e suas aplicações)

A sensibilidade do TRF ocorre porque esses quelatos emitem a luz vagarosamente (na ordem de milissegundos) após a excitação, ao contrário dos fluoróforos tradicionais, cujo ciclo excitação-emissão ocorre na ordem de nanossegundos. Isso permite que a leitura seja realizada depois do pico de qualquer outra fluorescência tradicional, minimizando ao máximo o ruído do background da leitura. Para compensar o fato de não realizar a leitura durante o pico de emissão, no TRF utiliza-se uma janela de medição, ou seja, várias leituras ao longo de um período que serão integradas para formar o sinal real da leitura, como mostrado da Figura 1.

Figura 1. Decaimento de sinal e janela de medição em leituras de TRF.

Como funcionam esses quelatos?

A técnica de TRF trabalha com quelatos ou criptatos de lantanídeos. Esses compostos são formados pela associação dos metais em forma iônica com compostos orgânicos capazes de gerar a interação dos lantanídeos com moléculas a serem marcadas, bem como promover a estabilidade do sinal fluorescente desses lantanídeos. Veja na Figura 2 alguns exemplos de quelatos e criptatos.

Figura 2. Exemplos de quelatos e cripatos utilizados em fluorescência resolvida no tempo. Fonte: “Time-resolved fluorometry: an overview of the labels and core technologies for drug screening applications”, HEMILLÄ, Ilkka e WEBB, Stuart; Elsevier DDT Vol. 2, No. 9 September 1997.

Ensaios de TRF homogêneo

Esse tipo de ensaio é utilizado para estudar interações proteína-proteína e proteína-DNA, detecção de marcadores secretados, modificação de proteínas e clivagem de proteínas. Suas vantagens incluem praticidade operacional, por utilizar método mix-and-measure, sem necessidade de passos de lavagem e, portanto, facilmente automatizado.

HTRF é um tipo de TR-FRET criado pela Cisbio e extremamente sensível. Ele necessita de um equipamento compatível para sua leitura. O Varioskan LUX, leitor multimodal da Thermo Scientific é certificado nessa compatibilidade em seus modelos com leitura de TRF.

A figura abaixo mostra um exemplo de TR-FRET homogêneo para quantificação de uma proteína alvo que carrega a molécula doadora utilizando um anticorpo específico acoplado a um fluoróforo para TRF. Ao ocorrer a aproximação das duas partes, a intensidade da luz emitida por esse último será proporcional à concentração da proteína de interesse.

Figura 3. Esquema de um processo de TR-FRET homogêneo

Ensaios de TRF heterogêneo

Nos ensaios heterogêneos, utilizam-se compostos imobilizados na placa ou a superfície de células aderentes como base sólida. O nome comercial dos TRFs heterogêneos é DELFIA® (imunoensaio de fluorescência de lantanídeo intensificado por dissociação), patenteada pela PerkinElmer, e podem ser utilizados para ensaios enzimáticos, ligação de receptores, citotoxicidade, ensaios multiplex (até 4 labels), entre outros.

Embora necessitem de passos de lavagem, os ensaios de TRF heterogêneos trabalham com alta faixa dinâmica e funcionam bem para uma grande variedade de matrizes, trazendo a praticidade de raramente precisar de diluição de amostras ou retrabalho em sua análise.

Figura 4. Esquema de um processo do TRF heterogêneo.

Em todo esse contexto, sabemos que o TRF é uma técnica robusta, reprodutível e extremamente sensível, apresentando diversas possibilidades de ensaios para o usuário. Se você tiver qualquer dúvida ou quiser mais informações, fique à vontade para acionar nossa equipe de assessoria científica. Estamos à disposição para auxiliá-lo.

Veja também

Hemocomponentes e Hemoderivados: Entenda por que e como é feito o fracionamento do sangue

Hemocomponentes e hemoderivados são produtos essenciais na medicina moderna, derivados do sangue utilizados em uma variedade de tratamentos médicos. Esses produtos são vitais para pacientes que necessitam de reposição sanguínea, tratamento de distúrbios de coagulação ou suporte imunológico. A seguir, exploramos de forma compacta...

15/10/2024
Ler Artigo

Tudo sobre os Ultrafreezers Série TSX Universal da Thermo Scientific

A Thermo Scientific é mundialmente reconhecida por suas inovações em equipamentos de laboratório – entre eles, a nova geração dos Ultrafreezers Série TSX Universal. O salto tecnológico apresentado por essa linha destaca a excelência da empresa em fornecer soluções que...

24/07/2024
Ler Artigo

Icterícia neonatal: como tratar a hiperbilirribunemia com a linha Bilitron®

A hiperbilirrubinemia, mais conhecida como icterícia, é uma condição médica caracterizada pelo aumento anormal de bilirrubina no sangue (um pigmento amarelo residual do metabolismo normal dos glóbulos vermelhos). Normalmente, o fígado processa a bilirrubina, que é excretada no intestino e...

23/05/2024
Ler Artigo