Vamos entender de onde eles vêm: os materiais que compõem o interior do carro, seja plástico, tecido ou couro, liberam naturalmente compostos orgânicos semi-voláteis (SVOC). Alguns deles têm aromas característicos e podem até ser tóxicos. Em situações em que existe uma diferença significativa de temperatura entre os dois lados do vidro, esses compostos se juntam à umidade do interior quente e, ao encontrar a superfície do vidro fria, são condensados, causando o embaçamento. Entra em cena então o Fog Testing.
Para a comercialização desse tipo de material em aplicações onde a diferença de temperatura pode fazer parte da rotina, como no caso dos veículos, a emissão desses compostos precisa ser reduzida. Para a caracterização dos materiais, é utilizado o sistema de FOG TESTING, que recria a desgaseificação no interior automotivo de forma oportuna, mensurável e repetível. O ensaio também pode ser conhecido como teste de nebulização.
O conjunto de equipamentos de FOG TESTING é composto por um banho de aquecimento especializado para a amostragem, um sistema de resfriamento e um kit de acessórios.
Você sabia que nós oferecemos uma linha completa de equipamentos para testar a emissão de compostos orgânicos semivoláteis em materiais como couro, têxteis ou plásticos?
A escolha dos componentes do sistema baseia-se em 3 etapas:
1 –Sistema para o banho de aquecimento:
Tem a estrutura padrão e se diferem em características do controlador
2 – Sistema de resfriamento (chiller)
Pode ser definido entre 3 opções onde questões como economia de espaço, banho multifuncional para utilização em outras aplicações, tipo de display e variações de controlador podem ser levados em consideração na escolha (Accel 250LC, SC100-A10 ou PC200-A25);
3 – Kit de acessórios:
Kit de acessórios baseado no método de quantificação que será utilizado, podendo ser reflectométrico ou gravimétrico, podendo variar também o tipo de vidro utilizado no teste para ambos os métodos (vidro de borossilicato ou vidro flutuante). O método de quantificação reflectométrico baseia-se na medida do brilho do vidro antes e após o ensaio, necessitando de um reflectômetro para realizar a medida (reflectômetro portátil acompanha o kit), enquanto o método gravimétrico quantifica a massa condensada na superfície do vidro a partir da medida da massa antes e após o ensaio com apoio de uma balança de precisão (não comercializamos). Para o método gravimétrico tem-se um consumo de uma folha de alumínio para cada amostra testada.
Catálogo dos equipamentos de Fog Testing
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