A hiperbilirrubinemia, mais conhecida como icterícia, é uma condição médica caracterizada pelo aumento anormal de bilirrubina no sangue (um pigmento amarelo residual do metabolismo normal dos glóbulos vermelhos).
Normalmente, o fígado processa a bilirrubina, que é excretada no intestino e depois eliminada nas fezes. Porém, se a bilirrubina se acumula no sangue, pode levar à hiperbilirrubinemia. Essa ocorrência é particularmente comum em recém-nascidos, especialmente nos primeiros dias de vida.
A icterícia em recém-nascidos
E por que a hiperbilirrubinemia, frequentemente chamada de icterícia neonatal quando detectada nesse contexto, aparece? Porque muitos recém-nascidos têm imaturidade temporária no fígado, o que impede que o órgão processe a bilirrubina de maneira eficiente logo após o nascimento.
Além disso, os recém-nascidos têm uma alta taxa de destruição de células vermelhas do sangue, o que produz mais bilirrubina que o usual.
A icterícia em si é identificada pelo amarelamento da pele e dos olhos do bebê, geralmente entre o segundo e o quarto dia de vida. Embora na maioria dos casos seja uma condição benigna e temporária que se resolve sem tratamento especial, em níveis muito altos a bilirrubina pode se depositar no cérebro. Nesse caso, fica potencialmente perigosa e pode levar a danos cerebrais permanentes.
Por isso, a monitorização dos níveis de bilirrubina em recém-nascidos é uma prática padrão e que pode ser otimizada com a linha Bilitron®, da Fanem.
Tratamentos para a icterícia neonatal
A primeira coisa que devemos entender é que o tratamento depende da gravidade dos níveis de bilirrubina no sangue e da presença de quaisquer condições subjacentes.
O plano de tratamento específico é determinado por profissionais de saúde com base em avaliações regulares do estado de saúde do bebê e dos níveis de bilirrubina. E também é preciso considerar a idade do recém-nascido em horas, seu peso, presença de outras doenças e a rapidez com que os níveis de bilirrubina estão aumentando.
Os principais tratamentos incluem:
· Suplementação adicional de líquidos para ajudar a diluir a bilirrubina e facilitar sua excreção;
· Aumentar a frequência das alimentações a fim de estimular o trânsito intestinal;
· Transfusão de sangue, quando os níveis de bilirrubina são perigosamente altos e não respondem à fototerapia;
· Fototerapia: o tratamento mais comum, que usa luz azul-esverdeada para alterar a bilirrubina em uma forma que pode ser mais facilmente eliminada pelo corpo do bebê.
Tratamento com fototerapia pela linha Bilitron®
A linha Bilitron®, da Fanem, é uma das mais utilizadas em hospitais e clínicas para o tratamento de icterícia neonatal através da fototerapia. O bebê é colocado sob a luz enquanto usa proteção ocular para evitar danos à retina, e a duração e frequência da fototerapia dependem dos níveis de bilirrubina e de como o bebê responde ao tratamento.
BILITRON® 3006
Bilitron® 3006 é a menor fototerapia de superleds do mundo. Eficaz e econômico, atua com a irradiância no espectro azul da luz, proporcionando radiação segura sem emissão de luz infravermelha ou ultravioleta, e com redução comprovada em 40% o tempo de tratamento se comparado às fototerapias convencionais.
Muito versátil, o equipamento está disponível nas versões com e sem pedestal, otimizando os espaços na UTI. Produzido com materiais recicláveis, é reconhecido mundialmente como tecnologia inovadora, com 11 certificações, incluindo as internacionais CE, UL e RoHS.
BILITRON® SKY 5006
Esse equipamento atende às necessidades de fototerapia para o tratamento da hiperbilirrubinemia no recém-nascido a termo ou pré-termo de maior área corpórea com rapidez e segurança. Microprocessado, possui ajuste da irradiância aplicada, monitora o tempo de tratamento e a vida útil da fonte emissora de luz.• Display alfa numérico e teclado de simples operação;
• Emissão da luz no espectro da cor azul preciso para o tratamento da hiperbilirrubinemia;
• Alta irradiância no centro e extremidades do foco luminoso;
• Baixa emissão de luz infravermelha ou ultravioleta;
• 15 Superleds;
• Vida útil média de 50.000 horas;
• 01 led branco para iluminação auxiliar.
BILITRON® BED 4006
Esse modelo da linha Bilitron® também trata a icterícia neonatal a termo ou pré-termo.
É uma fototerapia reflexiva e reversa de alta intensidade dotada de cúpula refletora e colchão de gel transparente com os exclusivos superleds da Fanem, que atuam com a irradiância no espectro azul da luz, proporcionando radiação segura sem emissão de luz infravermelha ou ultravioleta e com redução comprovada no tempo de tratamento.
• Display alfa numérico com backlight e teclado de membrana de simples operação;
• Emissão da luz no espectro da cor azul preciso para o tratamento da hiperbilirrubinemia;
• Alta irradiância no centro e extremidades do foco luminoso;
• 17 SuperLeds;
• Vida útil média de 50.000 horas;
• Montagem em móvel com rodízios e cesto de acessórios para fácil movimentação.
Vem com sonda óptica de medição de irradiância, kit de proteção ocular (óculos), sensor de temperatura de pele, adesivo para sensor de pele e gavetas deslizantes (opção de uma gaveta grande ou duas pequenas).
A Datamed disponibiliza toda essa linha de equipamentos para tratar a icterícia neonatal em sua instituição de saúde em Minas Gerais. Saiba mais aqui e fale já com um de nossos consultores.